Por meio de conferências internacionais, experiências de arte, conversas e intervenções urbanas, a semana de atividades busca influenciar uma nova compreensão da morte e os impactos deste novo significado no dia-a-dia da vida humana.

Grandes pensadores sobre o assunto lideram as atividades, garanta seus ingressos!

De 24/set. a 2/out. de 2018

PALESTRANTES

Ana Claudia Quintana Arantes
São Paulo, Brasil
Médica formada pela USP, com residência em geriatria e gerontologia no Hospital das Clínicas da FMUSP. Fez pós-graduação em psicologia – Intervenções em Luto pelo Instituto 4 Estações de Psicologia e especialização em Cuidados Paliativos pelo Instituto Pallium e pela Universidade de Oxford. Sócia-fundadora da Associação Casa do Cuidar, Prática e Ensino em Cuidados Paliativos e responsável pela elaboração e implementação de políticas assistenciais e treinamentos institucionais em Cuidados Paliativos e Terapia da Dor no Hospital Albert Einstein.
Participações:

24/set. Abertura​ - Painel sobre a Pesquisa "O Brasileiro e a Morte"
26/set. Conferência Internacional - A Boa Morte
30/set. Sala Online do Cineclube da Morte
2/out. Encerramento da semana - Cineclube da Morte
Ana Lúcia Naletto
São Paulo, Brasil
Psicóloga Clínica com formação em ludoterapia pelo GEPPPI, especialização em Psicologia Educacional pelo C.R.P., especialista na prova de Rorschach, Zulliger e Pfister pela Sociedade Brasileira de Rorschach, capacitada em Psicologia do Luto no Instituto 4 Estações. Atuação na área de Lutos e Perdas: Além do atendimento clínico, desenvolve treinamentos para equipes que lidam com o pós morte em cemitérios, crematórios e funerárias, presta assessoria institucional para empresas e escolas em situação de luto coletivo e coordena grupos de apoio ao luto.  Para mais informações: ana@centromaieutica.com.br
Participação:

1/out. Cineclubinho da Morte - Edição Especial para Crianças
Camila Holpert
São Paulo, Brasil
Acredita que quando o assunto é gente, sempre há mais de uma resposta. Curiosa das ciências humanas estudou comunicação, ciências sociais e semiótica-psicanalítica e de forma autodidata, também passeou pela história, psicologia, filosofia… Depois de atuar em planejamento estratégico em agências de publicidade (DM9DDB, Ogilvy, Bates) lançou em 2005 o Studio Ideias, motivada pelo desejo de desvendar e analisar comportamentos em projetos de maior profundidade e apoiar a construção de um novo mundo, recriando as pontes estratégicas entre o mundo das marcas e as pessoas.​
Participação:

24/set. Abertura​ - Painel sobre a Pesquisa "O Brasileiro e a Morte"
Camila Appel
São Paulo, Brasil
Camila Appel é graduada em Administração de Empresas na EAESP-FGV, e mestrada na London School of Economics, LSE, em Antropologia e Desenvolvimento. Foi a primeira mulher a ser presidente do Diretório Acadêmico da EAESP, em 2000. Iniciou sua carreira como escritora, em 2007, com o lançamento de seu primeiro livro “DoAvesso”. Em 2009, fez um curso de dramaturgia na New York University, NYU, onde desenvolveu seu primeiro texto para teatro “A Pantera”, que estreou em 2010 no Centro Cultural São Paulo.Em 2011, seu segundo texto “Véspera” fez temporada no Teatro Itália, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em 2014, lançou o blog “Morte sem Tabu” na Folha de S.Paulo e vem, desde então, se dedicando ao blog e a matérias relacionadas ao tema para o jornal impresso. Atualmente, é também redatora no programa da Globo "Conversa com Bial" que se propõe a discutir temas pertinentes à sociedade brasileira.
Participações:

26/set. Conferência Internacional - A Boa Morte
30/set.
Peça de Teatro Infantil - A carruagem de Berenice
Cris Guerra
Belo Horizonte, Brasil
Um homem tem morte súbita, dois meses antes do nascimento do seu único filho. Assim nasce o livro Para Francisco, inspirado no blog de mesmo nome. Cris Guerra escreveu movida pelo amor e pela falta, tentando entender e explicar os dois sentimentos opostos e simultâneos da viúva e mãe que, no caso, era ela. A partir do blog, a comunicadora deu uma virada em sua vida pessoal e profissional, tornando-se escritora e palestrante. Escreveu na Veja BH nos 3 anos de circulação da revista, tornou-se colunista da rádio BandNews FM de Belo Horizonte e hoje escreve nas revistas Pais&Filhos e Vida Simples, além de viajar pelo Brasil ministrando palestras na área de comportamento. O livro "Para Francisco" está sendo adaptado para o cinema, com filmagens previstas para o final de 2018.
Participação:

28/set. Palestra - "O fim como princípio", com Cris Guerra
Cynthia de Almeida
São Paulo, Brasil
Cynthia de Almeida é jornalista e consultora para projetos ligados a questões de equidade de gênero.
Foi editora e diretora de redação de diversas publicações da Editora Abril, onde também atuou como publisher de revistas femininas . Na Editora Globo foi diretora editorial de seu  portfólio de revistas.
Atualmente é colunista da revista Claudia e de Claudia online, onde escreve sobre carreira e liderança feminina.
É mãe do Pedro, do Gabriel e da Luisa e avó do Santiago e da Eva. É uma das criadoras do projeto Vamos Falar Sobre o Luto e acredita, como as sete amigas envolvidas nessa ação, que quebrar o tabu em torno da morte pode tornar a experiência do luto menos dolorosa e solitária.
Participação:

27/set. Roda de conversa - "Vamos falar sobre o luto?"
Daniel Forte
São Paulo, Brasil
Presidente da Academia Nacional e Cuidados Paliativos Forte, coordenador da equipe e do curso de Pós Graduação em Cuidados Paliativos do Hospital Sírio-Libanês. Pós-doutorando em Bioética pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), com especialização em Cuidados Paliativos pela Harvard Medical School.
Participação:

26/set. Conferência Internacional - A Boa Morte
Elfriede Margarete Bleidorn Galera
São Paulo, Brasil
Pertenço a um grupo de mulheres que celebram a VIDA a cada minuto e que não cantam vitorias de cura. Poucos falam sobre essas mulheres. Mulheres que muitas vezes são descriminadas e julgadas por não terem fé, por terem abandonada a luta só por estarem com metástases.
SIM, sou PALIATIVA com orgulho e muita vida para viver!
Tenho 63 anos, casada, dois filhos, aposentada da área de comercio exterior, artista plástica e velejadora.
Fui diagnosticada em 2010 com câncer de mama HER2+metastático e faço todo o meu tratamento pelo SUS no Hospital Pérola Byington .
Durante esses anos passei pelos mais severos tratamentos contra o câncer de mama e mesmo assim realizei muitos sonhos como a formatura da minha filha, o vestibular do meu filho e colocar no mar o veleiro que construí com meu esposo durante 26 anos.
Sou muito ativa, bastante informada sobre o meu tratamento, sobre o câncer de mama em geral, bem como sua evolução, sou rigorosa quanto ao tratamento, exames e consultas.
Divido meu tempo entre cuidar da família, velejar, ajudar mulheres a enfrentar o diagnóstico de câncer de mama, voluntaria no Instituto Oncoguia, dou aula de arte (In Natura) para pacientes com câncer e palestras motivacionais.
Participação:

24/set. Abertura​ - Painel sobre a Pesquisa "O Brasileiro e a Morte"
Fernanda Ferraz Figueiredo
São Paulo, Brasil
Formada em psicologia pela Puc/SP Fernanda acabou se especializando no mercado publicitário, onde atuou por mais de 10 anos. Sendo uma das responsáveis por criar a área de planejamento estratégico na agência W/Brasil. Também passou pela agência AlmapBbdo e research international Brasil, especializada em pesquisa de comportamento.
Ao se desligar do mercado publicitário, Fernanda voltou a focar seus conhecimentos e estudos na área de psicologia., ajudando a criar um programa de capacitação de educadores em abrigos infantis, pelo Instituto Fazendo História.
Foi uma das organizadoras do livro Esta é nossa História que conta a trajetória de vida e adoção de crianças em situação de acolhimento.
Atualmente é uma das organizadoras do site Vfsol e responsável pela comunicação com os leitores do site. Já leu, respondeu e acolheu mais de 2.000 histórias contadas no confessionário do site.
Participação:

27/set. Roda de conversa - "Vamos falar sobre o luto?"
Flavia Garrafa
São Paulo, Brasil
Flávia Garrafa é uma atriz brasileira de teatro, televisão e cinema, formada em Psicologia pela USP - Universidade de São Paulo. Participou de diversos seriados nacionais conhecidos como "A grande família" e "Sob nova direção".
Sua participação na Semana InspirAÇÕES sobre Vida e Morte é no dia 29/set. com a peça "Fale mais sobre isso", um monólogo que mistura teatro e psicologia. 
Participação:

29/set. Teatro - “Fale Mais Sobre Isso”, com Flavia Garrafa
Gabriela Casellato
São Paulo, Brasil
Gabriela Casellato é psicóloga clínica, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC -SP, sócia-fundadora do 4 Estações Instituto de Psicologia e organizadora/autora de livros sobre o tema do luto. Sua paixão é intervir em situações de prevenção de riscos em formações de vínculos e cuidar e favorecer o fortalecimento psíquico de pessoas que enfrentam a dor da perda e do luto nos mais diferentes contextos. Por amar o que faz, adora transmitir o que aprendeu com seus pacientes aos alunos que deseja aprender e, neste processo, segue aprendendo e apaixonada pela arte de cuidar.  
Participação:

28/set. Workshop - Tudo Bem não estar bem
Gisela Dardengo Adissi
São Paulo, Brasil
Formada em Administração de Empresas e MBA em Marketing de Serviços. É CEO no Grupo Primaveras, que reúne Cemitérios-parque, Crematório, Columbário, Funerária e Plano de Auxílio Funeral, em Guarulhos (SP), Brasil. Atual Presidente das instituições Acembra/Sincep (Associação e Sindicato dos Cemitérios e Crematórios Particulares do Brasil), onde trabalha para a inovação, sustentabilidade e internacionalização do segmento, tendo inaugurado o núcleo Nova Geração e os programas de intercâmbio da entidade. É Celebrante certificada pelo InSigh Institute Certified Funeral Celebrants, de Oklahoma (EUA) e uma das idealizadoras do Vamos Falar Sobre o Luto?, portal inaugurado em 2015, que vem mudando a abordagem do tema no país.
Participação:

24/set. Abertura​ - Painel sobre a Pesquisa "O Brasileiro e a Morte"
João Signorelli
Belo Horizonte, Brasil
O monólogo ganha peso com a consistente interpretação de João Signorelli. O ator convence e emociona. Sua atuação impecável envolve a platéia durante os 45 minutos de apresentação, estabelecendo uma vibrante troca com o expectador.
Nascido em 1955, João é formado em jornalismo e trabalha como ator a mais de 25 anos. Já participou de dezenas de novelas e minisséries, peças de teatro e filmes

Participação:

29/set. Teatro - Gandhi, a ética inspiradora, com João Signorelli
Luciana Mazorra
São Paulo, Brasil
Luciana Mazorra é Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Em 1998, fundou o 4 Estações Instituto de Psicologia, juntamente com outras psicólogas que compartilhavam o desejo de trabalhar com as questões de formação e rompimento de vínculos. Desde então, vem se dedicando ao cuidado a pessoas enlutadas no contexto clínico e institucional, formação e supervisão de profissionais que trabalham com situações de perda e luto.
Co-organizadora do Livro “Luto na infância: intervenções em diferentes contextos” e co-autora do livro “O dia em que o passarinho não cantou”. 
Participação:

28/set. Workshop - Tudo Bem não estar bem
Lélia de Cassia Faleiros Oliveira
São Paulo, Brasil
Psicóloga Clínica com formação em Psicanálise pelo NEEP; Psicopedagoga pelo Instituto Sedes Sapientiae; mestre e Dra pela USP. Professora universitária. Capacitada para o trabalho de apoio ao luto pelo LEM-USP (Laboratório de Estudo da Morte) e pelo Instituto Quatro Estações. Atua na área de Lutos e Perdas: Além do atendimento clínico, desenvolve treinamentos para equipes que lidam com o pós morte em cemitérios, crematórios e funerárias. Para mais informações: lelia@centromaieutica.com.br
Participação:

1/out. Cineclubinho da Morte - Edição Especial para Crianças
Michael Hebb
 Seattle, EUA
​​Fundador da plataforma interativa "Death Over Dinner"- "A Morte No Jantar" que já convidou mais de 100 mil pessoas ao redor do Globo a sentarem-se à mesa e falarem sobre a morte e como querem viver. Palestrante do TED Talk e prestes a lançar o livro "What happens when death is what’s for dinner?"- "O que acontece quando temos a morte pro jantar?
Participações:

26/set. Conferência Internacional - A Boa Morte
27/set. Vamos Jantar e falar sobre a Morte?

Mindy Helyea
 Salt Lake City, EUA
​​Com atuação na área humanitária e passagem por países como República Dominicana, México, Brasil e Tawian, Mindy Releya passou a voltar seus esforços para os cuidados com pessoas no fim da vida em 2015. A decisão foi tomada após a experiência com vítimas de um grande terremoto no Nepal. Atualmente Mindy atua como doula do fim da vida e se dedica a compartilhar treinamento e informações sobre o tema.
Participação:

27/set. Workshop - Doulas do Fim da Vida e a Alquimia do Crystal Bowls

Rita Almeida
São Paulo, Brasil
Com mais de 30 anos dedicados ao planejamento estratégico e a estudos de comportamento, Rita Almeida é um dos nomes mais respeitados da área na indústria da comunicação. Coleciona experiências marcantes nas principais agências do País como Talent, Loducca, AlmappBBDO e F/Nazca, onde atua como head de planejamento estratégico atualmente. Rita acumula experiência não somente em agências, mas ainda como empreendedora. A CO.R Inovação, consultoria de estratégia de marcas e inovação, foi fundada e dirigida por ela por 10 anos, período durante o qual conquistou clientes como Natura, Itaú, Mastercard e Rede Globo. O seu projeto do coração é o site “Vamos Falar Sobre O Luto”, fundado junto com 6 amigas, após a vivência da perda de seu filho Paulo. Rita tem um papel importante na formação de profissionais: nos diferentes times que já liderou,  na Miami Ad School (onde leciona há mais de 10 anos), como palestrante ou se dedicando a estudos de comportamento - disponibilizados para o mercado com temas variados como “Longevidade” (2013) e “Empatia, a habilidade fundamental dos novos tempos” (2015).
Participação:

27/set. Roda de conversa - "Vamos falar sobre o luto?"
Roy Remer
San Francisco, EUA
Roy é o diretor de educação e treinamento da Zen Hospice Project, a mais vanguardista das instituições pensadas para proporcionar uma boa morte aos pacientes terminais. Além de liderar treinamentos no Zen Hospice e ministrar cursos de Educação para Cuidadores nos Estados Unidos, Roy facilita workshops de apoio ao luto e conversas sobre morte. Em 2008, realizou por um ano um treinamento de cuidador em fim de vida, no Instituto Metta em Sausalito, CA. Palestrante TED TALK “Our Relationship to Our Own Death (and Life)”- “A relação que temos com a nossa próprio morte (e vida)”
Participações:

25/set. Workshop - Zen Hospice Project
26/set. Conferência Internacional - A Boa Morte
Tom Almeida
São Paulo, Brasil
Fundador do movimento inFINITO e criador da semana Inspirações sobre Vida e Morte, além dos eventos  “Cineclube da Morte”, “Cineclube da Morte Sala Online” e “A Morte no Jantar".  A partir da experiência pessoal que teve acompanhando seu primo no fim de sua vida criou a palestra "Lições que Aprendi Ajudando uma pessoa a morrer".  Palestrante e consultor em desenvolvimento humano. Co-idealizador da “Jornada Eduardo Alferes de Cuidados Paliativos".
Participações:

24/set. Abertura​ - Painel sobre a Pesquisa "O Brasileiro e a Morte"
26/set. Conferência Internacional - A Boa Morte
27/set. Vamos Jantar e falar sobre a Morte?
30/set. Sala Online do Cineclube da Morte
2/out. Encerramento da semana - Cineclube da Morte
Valéria Tinoco
São Paulo, Brasil
Valéria Tinoco é Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. É co-fundadora do 4 Estações Instituto de Psicologia onde, desde 1998, ensina outros profissionais a trabalharem com pessoas que passam por crises, perdas e lutos. Se dedica a estudar sobre os vínculos afetivos e é com esta base que conduz seu trabalho como psicoterapeuta.

Participação:

28/set. Workshop - Tudo Bem não estar bem
Yoko K. Sen
Washington DC, EUA
Yoko trabalha com música ambiente eletrônica e é fundadora da Sen Sound, iniciativa que visa transformar o ambiente sonoro em hospitais. Premiada por diversas associações e organizações musicais, atualmente Yoko faz parte do Citizen Artist Fellow, do John. F. Kennedy Center for the Performing Arts. Sua iniciativa, “My Last Sound”, foi escolhida como Top Idea pelo desafio End of Life do Open IDEO, onde atua para desenvolver uma peça de arte sonora que convidar o público a refletir sobre o último som que desejam ouvir no final da vida. Palestrante da Stanford Medicine X, End Well Project.
Participação:

26/set. Conferência Internacional - A Boa Morte